Semana Profissão Engenheiro

Semana Profissão Engenheiro

Na passada semana, no âmbito da Semana Profissão Engenheiro (SPE), o LSTS foi visitado por uma variedade de alunos do ensino secundário como objetivo de dar a conhecer tanto a tecnologia que é desenvolvida no laboratório como as funções que um Engenheiro desempenha na sua vida profissional.

As visitas começaram na sala I203, sala de desenvolvimento de software, por uma pequena introdução à toolchain do LSTS com uma demonstração do funcionamento do NEPTUS, o software de controlo e supervisão de múltiplos veículos desenvolvida pelo laboratório que, desde a sua introdução no "mercado" veio mudar o paradigma do cenário de operação de veículos autónomos tanto para fins militares como científicos, permitindo ainda a integração de veículos de diferentes fabricantes o que realça o NEPTUS como uma plataforma universal.

De seguida os alunos foram encaminhados para a sala I204, a sala de desenvolvimento de hardware, onde puderam ver a diversidade de veículos e sistemas existente no LSTS, como o LAUV (Light Autonomous Underwater Vehicle), submarino autónomo desenvolvido de raiz no laboratório,  UAV's (Unmanned Aerial Vehicle), VTOL (Vertical take-off and Landing), ROV (Remote Operated Vehicle) e os sistemas de comunicação, como a MANTA, que permitem a interação dos computadores com os veículos.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de ver vídeos de missões de teste e excursões científicas, como “Exploring Fronts With Multiple Robots”, onde membros do LSTS estiveram 23 dias em alto-mar, a 1000km da costa Oeste dos EUA abordo do R/V FALKOR do Schmidt Ocean Institute, desmistificando o estereótipo do "típico engenheiro".

No final, com a apresentação do laboratório os alunos puderam ainda percorrer uma pista de obstáculos com submarinos RC, enquanto tiravam dúvidas sobre a faculdade, os cursos e a vida académica em engenharia. Sendo que, dado a caracter multidisciplinar dos profissionais que constituem o LSTS, permitiu aos alunos terem uma conversa detalhada e esclarecedora em relação aos vários cursos existentes na FEUP. 

No próximo ano, com mais uma edição da SPE, virão novos alunos que certamente encontrarão inspiração no nosso trabalho para talvez um dia se tornarem Engenheiros e até futuros membros do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas.

por Roberto Nóbrega Nogueira

Engineer Profession Week

Last week, as part of the Engineer Profession Week (SPE), LSTS was visited by a variety of high school students in order to get known both the technology that is developed in the lab and the kind of work that an Engineer develops in his or her professional life.

The visits started with a short introduction to the LSTS toolchain in the I203 software development room. This introduction included a demonstration of the operation of NEPTUS, the multi-vehicle control and monitoring software developed by the laboratory. Ever since its release “to the market”, NEPTUS came to change the paradigm in autonomous vehicles operation for both military and scientific purposes, and the fact that it allows the integration of vehicles from different manufacturers makes it a universal platform.

The students were then taken to I204, the hardware development room, where they could see the diversity of vehicles and systems existing in LSTS. Among these are the Light Autonomous Underwater Vehicles (LAUVs), several UAV's (Unmanned Aerial Vehicles), a VTOL (Vertical Take-off and Landing UAV), an ROV (Remote Operated Vehicle). Also shown were communication systems, such as the MANTAs, which allow computers to interact with vehicles.

Students also had opportunity to watch videos of test missions and scientific expeditions, such as "Exploring Fronts with Multiple Robots," where members of the LSTS spent 23 days at sea, 1000km off the west coast of the United States aboard the R/V FALKOR of Schmidt Ocean Institute, demystifying the stereotype of the "typical engineer".

At the end of the visit the students were invited to experiment with small remote-control submarines, going through an obstacle course. During these final activities they were also able to ask questions about the Engineering School, its classes, and the academic life in general. The multidisciplinary nature of the professionals that make up LSTS allowed the students to get a broad view of all these subjects.

With another SPE edition scheduled for next year, new students will surely come visit. Hopefully some will find inspiration in our work and perhaps one day become Engineers, or even future members of the Underwater Systems and Technology Laboratory.

by Roberto Nóbrega Nogueira

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