Summer@LSTS

Summer@LSTS

Arrancou ontem, dia 6 de agosto, a Escola de Verão promovida pelo LSTS. O curso intitula-se "Introdução à robótica para aplicações em observações do Oceano, à arqueologia e ao mapeamento de ecossistemas" e conta com a participação de 15 alunos, selecionados entre um total de 46 candidaturas recebidas.

Esta Escola de Verão será marcada pelas intervenções de vários experts nacionais e internacionais, onde se destaca a colaboração com o Prof. Filipe Castro, responsável pelo Nautical Archaeology Program, Texas A&M University. Está também alinhada com alguns projetos em curso no laboratório, como o caso do EUMarine Robots - um projeto H2020 que o LSTS lidera. Neste âmbito, é esperada uma forte articulação com as atividades de formação e treino, assegurada de forma remota, nomeadamente pela convergência com o encontro Breaking the Surface, a realizar na Croácia em setembro de 2020.

O curso, que atribui 15 bolsas de iniciação à investigação aos alunos selecionados, é financiado por fundos nacionais através do orçamento da FCT e DGES, no âmbito do apoio especial “Verão com Ciência”, promovido pela FCT em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Este apoio visa financiar bolsas e planos de formação para incentivar atividades presenciais de estudantes, docentes e investigadores, no âmbito do desenvolvimento de soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), de resposta à pandemia de COVID‐19, visando assim contribuir para uma melhor qualificação superior dos estudantes.

Tags: